Hebraico – עבדי – ̀Abdiy – “meu servo”
Na Bíblia, o nome Abdi é usado para 3 pessoas diferentes. Abaixo estão listadas quem são, a distinção entre elas e onde aparecem.
Visão geral
- 1 levita merarita, pai de Quisi, ligado aos cantores no tempo de Davi.
- 1 levita merarita, pai de Quis, participante da purificação do templo no reinado de Ezequias.
- 1 israelita descendente de Elão, envolvido na questão dos casamentos mistos no tempo de Esdras.
A seguir, cada pessoa é explicada separadamente.
1. Abdi, levita pai de Quisi (tempo de Davi)
- Identidade: levita da família dos meraritas, pai de Quisi e avô de Etã, cantor que servia no culto organizado pelo rei Davi.
- Distinção: associado especificamente ao ministério musical levítico na fase inicial do culto em Jerusalém, diferente dos Abdi ligados à reforma de Ezequias ou a Esdras.
- Onde é citado(a): 1 Crônicas 6:44 (em algumas versões com numeração equivalente dentro de 1 Crônicas 6).
2. Abdi, levita no reinado de Ezequias
- Identidade: levita da linhagem de Merari, pai de Quis, que ajudou na purificação e consagração do templo durante a reforma religiosa promovida pelo rei Ezequias.
- Distinção: vive séculos depois do primeiro Abdi, aparecendo ligado à restauração do culto em Judá, não à organização levítica de Davi.
- Onde é citado(a): 2 Crônicas 29:12.
3. Abdi, descendente de Elão no tempo de Esdras
- Identidade: israelita descendente de Elão, listado entre os que haviam tomado esposas estrangeiras após o exílio e foram convocados a corrigir essa situação.
- Distinção: não é levita, mas membro do povo em geral no período pós‑exílico, ligado à reforma de Esdras sobre casamentos mistos, em contraste com os dois Abdi levitas anteriores.
- Onde é citado(a): Esdras 10:26.